Fotolivro – Um Conceito em Expansão | 16 de agosto de 2014

 

O I Encontro de fotógrafos – Reflexões sobre fotolivro propõe dividir as experiências, com o público, vividas pelos fotógrafos no processo de criação, elaboração editorial e acompanhamento gráfico para a realização do fotolivro.
O Encontro contará com a presença do Prof. Dr. Afonso Rodrigues, dos fotógrafos Aelson Faria Amaral, Bruno Guilarducci, Evaldo Santos, Gustavo Moura, Humberto Nicoline, Márcia Zoet, Marco Zuchi e da artista Valéria Faria. Em duas mesas, durante a tarde deste sábado, 16, esses artistas irão integrar um bate-papo e oferecer autógrafos.
O fotolivro, hoje, vem sendo explorado pelas atuais produções fotográficas contemporâneas como um fértil campo de pesquisa sobre linguagens e narrativas visuais em publicações, tanto experimentais quanto em formatos mais tradicionais. O livro, como suporte tradicional ou objeto de arte permite à fotografia ocupar um lugar menos transitório que o encontrado nas páginas dos jornais, web ou mesmo em revistas. Num momento em que somos bombardeados por imagens e sem o tempo necessário para absorvê-las, o livro propõe um momento de pausa. Eles apresentam projetos editorais arrojados, contemplativos e provocativos, e ainda possibilitam a circulação material.
A Livraria Madalena, que pela primeira vez estará em Juiz de Fora, solidifica essa tendência, disponibilizando um grande número de livros de fotografia de pequenas editoras, autores nacionais e internacionais com ênfase para America Latina. Com a intenção de possibilitar o acesso do público ao livro de fotografia, a Livraria trabalha de forma itinerante, já tendo participado de eventos de fotografia como Paraty em Foco, Foto em Pauta Tiradentes, Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo e PhotoEspaña, dentre outros.
Para Viviane Vilela, que divide a sociedade da Livraria com o Estúdio Madalena (SP), o grande diferencial da Livraria Madalena é trabalhar não só com editoras, mas diretamente com autores nacionais e internacionais, possibilitando a divulgação de produções independentes.

Serviço:

Encontro dia 16/08:
15h – Mesa com Afonso Rodrigues e Gustavo Moura.
17h – Mesa com Humberto Nicoline, Marco Zuchi e Valéria Faria.

A partir das 17h os fotógrafos Aelson Faria Amaral, Bruno Guilarducci, Evaldo Santos, Gustavo Moura, Márcia Zoet, Marco Zuchi e a artista Valéria Faria autografarão seus livros.
A participação da Livraria Madalena acontecerá no dia 15/8 a partir das 19h e no dia 16/8 a partir das 11h.

<-Voltar